Rio de Janeiro será palco do Campeonato Mundial de Bocha em 2022

Rio de Janeiro será palco do Campeonato Mundial de Bocha em 2022

É a primeira vez depois de 16 anos que os jogos serão nas Américas
|

Mundial de Bocha


Logo do Mundial de 2022. Foto: Thulio Tholedo/Ande


A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) anunciou que o Mundial de Bocha será sediado no Rio de Janeiro. O campeonato será no mês de agosto, nas Arena Carioca 1 e Arena Carioca 2, do Parque Olímpico. Quem tomou a decisão foi a Federação Internacional de Bocha (Bisfed), após o Brasil submeter a candidatura em outubro de 2020. As cidades de Portimão, em Portugal, e Sevilha, na Espanha, também estavam na disputa para serem as anfitriãs da competição.


No evento, participarão 176 atletas, em oito dias de competição, com 11 medalhas e 24 quadras. A edição será a primeira do mundial com separação de gêneros no individual, já após os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Destaca-se também que a logo oficial dos jogos e toda a identidade visual foi criada pelo atleta da classe BC2 Thulio Tholedo.


Não é a primeira vez que a cidade maravilhosa acolhe o campeonato, uma vez que a Ande foi responsável pela edição de 2006, na praia de Copacabana. Depois, no CT Paralímpico, em São Paulo, ainda teve o Open Regional de Bocha, em 2018, e a Copa América de Bocha, em 2019, que se repetirá em 2021 na capital paulista.