Rafael Nadal é o grande vencedor do Masters 1000 de Roma

Rafael Nadal é o grande vencedor do Masters 1000 de Roma

O espanhol se igualou ao sérvio, Novak Djokovic, como maior vencedor de Masters 1000 da história, com 36 títulos
|

O espanhol Rafael Nadal venceu o sérvio Novak Djokovic, na tarde deste domingo, na quadra de saibro da capital italiana, por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 1/6 e 6/3. Com a vitória Nadal chega ao 10º título do Masters 1000 de Roma.


Foi o 57º confronto entre os dois, agora com 28 vitórias para Nadal e 29 para Djokovic. Duelo tão equilibrado que faz o sérvio número 1 do mundo definir o espanhol, hoje 3º do ranking, como seu "maior rival". E, se ainda não igualou o número de vitórias contra o rival sérvio, Nadal empatou em títulos de Masters 1000. Tanto o espanhol quanto o Djokovic, agora, têm 36 troféus nestes torneios que ficam abaixo apenas dos quatro Grand Slams do tênis.


Nadal   Roma

Rafael Nadal ataca bola contra Novak Djokovic no Masters 1000 de Roma — Foto: Reuters/Guglielmo Mangiapane


O jogo


A partida começou equilibrada, com duas quebras de saque logo no início. Nadal com bolas mais altas e fundas. Djokovic tentando acelerar e encurtar as trocas. Travaram uma grande disputa, mas no final do set, o sérvio perdeu o foco e o espanhol fez 1 a 0.


No segundo set Djokovic assumiu o controle e atropelou Nadal. Se o primeiro set foi definido nos detalhes de alguns pontos, o segundo acabou sendo um jogo de ataque contra tentativa de defesa. Mais agressivo, o sérvio venceu por 6/1, atuando bem mais dentro da quadra, sacando melhor e não dando chances de reação a Nadal.


O último set foi um verdadeiro show para o público presente, apesar da capacidade limitada na arena. Os dois tenistas voltaram a fazer um grande duelo e foram aplaudidos por lances memoráveis como bolas na linha, voleios, deixadinhas, e o que mais fosse possível deixar de espetacular em quadra. Vitória tensa, estilo Nadal, por 6/3, depois de quase 3 horas de jogo.