Brasileiros se classificam para a Copa do Mundo de Xadrez

Brasileiros se classificam para a Copa do Mundo de Xadrez

Os atletas GM Krikor Mekhitarian e GM Alexandr Fier conquistam lugar nos palcos russos
|

E2gPAjXXIAEz aX

Krikor Mekhitarian estará em Sochi. Foto: Furia


No último sábado, dia 29, o brasileiro GM Krikor Mekhitarian, do Furia, venceu o match final do Classificatório Híbrido das Américas e conseguiu vaga para a Copa do Mundo. No grupo 6, ele derrotou o cubano MI Dylan Isidro, de 2445 de rating, durante a quarta rodada do torneio. A atual pontuação de Mekhitarian no ranking é de 2554. O evento mundial começa no dia 10 de julho e será em Sochi, na Rússia.


Também representavam o país GM Alexandr Fier e GM Darcy Lima, ambos eliminados nas semifinais. Apesar do resultado, de acordo com comunicado da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), nesta segunda-feira, dia 31, Fier foi indicado para a Copa do Mundo 2021. A FIDE (Federação Internacional de Xadrez) já confirmou a participação de Fier.



Todas as partidas consistiram em dois jogos clássicos de 120 min + 30 seg, além de desempates com dois jogos de 10 min + 3 seg quando necessário. Em caso de empate após o desempate, o resultado era determinado com um jogo-blitz do Armagedom.


No Brasil, a eliminatória ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, com a organização da Federação Catarinense de Xadrez. O presidente da CBX, Igor Macedo, parabenizou a dedicação da delegação brasileira.