Os tetracampeões brasileiros de futebol de 5 descobrem os adversários nos Jogos Paralímpicos

Os tetracampeões brasileiros de futebol de 5 descobrem os adversários nos Jogos Paralímpicos

A delegação nunca voltou para a casa da competição sem o ouro
|

A Seleção Brasileira buscará nos Jogos de Tóquio o pentacampeonato paralímpico. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB


A 71 dias dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, nesta segunda-feira, dia 14, a organização sorteou os grupos do futebol de 5 (para cegos). Os atletas começam a disputa no dia 29 de agosto, com a coroação dos campeões no dia 4 de setembro. A delegação verde e amarela, tetracampeã paralímpica, competirá com os anfitriões no grupo A, junto também com a França e a China. Já o grupo B é composto pela Argentina, medalhista de bronze nos Jogos Rio 2016, Marrocos, Espanha e Tailândia.


O Brasil é o favorito da competição, com a história rodeada de gratificações desde a inclusão da modalidade no programa paralímpico, em Atenas 2004. Até hoje o país não falhou em trazer a medalha de ouro para a casa. Na última edição, na cidade carioca em 2016, a final terminou com vitória sobre o Irã por 1 a 0, com direito a gol do destaque da seleção, Ricardinho.


Na trajetória brasileira nos Jogos, foram um total de 17 triunfos em 22 partidas, além de nenhuma derrota e cinco empates. Um desses empates, em Londres 2012, foi contra a Argentina nas semifinais e o confronto foi decidido nos pênaltis, com o sucesso do Brasil.