Tênis: Federer é eliminado do ATP 500 de Halle por canadense de 20 anos

Tênis: Federer é eliminado do ATP 500 de Halle por canadense de 20 anos

Suíço é o maior vencedor do torneio com dez títulos e se despede nas oitavas de final
|

Maior vencedor da história do ATP de Halle, com 10 títulos, Roger Federer desta vez não passou das oitavas de final na grama alemã. Nesta quarta-feira o suíço foi surpreendido por Felix Auger-Aliassime, que conseguiu uma virada maiúscula. O canadense de 20 anos, atual número 21 do mundo, venceu o primeiro confronto contra Federer por 2 sets a 1 (3/6, 6/3 e 6/2).


Roger federer

Foto: Reprodução/Twitter


Nas quartas de final, Auger-Aliassime enfrentará o vencedor do confronto entre o americano Marcos Giron e o alemão Jan-Lennard Struff.


No primeiro set, Auger-Aliassime foi superior a Federer em praticamente todas as estatísticas, com melhor aproveitamento nos pontos de primeiro e segundo serviço. Mas falhou os momentos decisivos. 


Desperdiçou as quatros chances de quebra que teve, enquanto Federer converteu a única que teve. Assim, o ex-número 1 do mundo venceu por 6/3.


No segundo set o canadense arriscou mais no saque cometendo duas duplas faltas. Mas quando a bola entrou mostrou eficiência vencendo 83% dos pontos no primeiro serviço contra 59% de Federer no mesmo quesito. O suíço teve dificuldade de confirmar o saque e por cinco vezes cedeu o break point. Conseguiu salvar em quatro oportunidades, porém cedeu uma quebra, permitindo que o adversário empatasse o jogo devolvendo o 6/3.


Embalado, Auger-Aliassimi abriu o terceiro set com duas quebrar seguidas contra Federer. O suíço confirmou apenas dois serviços e em nenhum momento conseguiu a quebra do saque do adversário, que jogou de forma segura e fechou a parcial por 6/2.