Seleção Brasileira de Natação deixa Sagamihara e adentra a Vila Olímpica

Seleção Brasileira de Natação deixa Sagamihara e adentra a Vila Olímpica

Atletas usarão a piscina oficial dos Jogos Olímpicos a partir desta segunda-feira
|

Nadadores já estão na Vila. Foto: Jonne Roriz / COB


A Seleção Olímpica Brasileira de Natação chegou hoje, dia 18, à Vila Olímpica de Tóquio. Até então a aclimatação dos atletas era na base do Time Brasil, em Sagamihara, onde faziam os últimos ajustes para a performance oficial. Diferentes grupos de nadadores brasileiros vieram ao Japão para se condicionar no centro desde a última terça-feira.


Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), esta é a terceira vez que a cidade nipônica é usada para preparação de atletas antes de competições. A estratégia também foi utilizada antes do Pan-Pacífico de 2018 e do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, em 2019. Em entrevista com a CBDA, o chefe de equipe da natação, Renato Cordani, comentou sobre a ida à capital.


“Estamos nos despedindo de Sagamihara e seguimos para a Vila para continuar a aclimatação já em Tóquio e na piscina de competição. Mais 11 atletas chegam hoje de diversas partes do mundo, faltando apenas duas nadadoras para completar o time. A tranquilidade que tivemos aqui nessa cidade, que já é a ‘nossa casa’ no Japão, ajudou a aparar arestas e ajustar o time para essa última etapa que começa hoje”, disse Cordani.



Nesta segunda-feira, dia 19, a seleção iniciará os treinos na piscina oficial dos Jogos Olímpicos. Resta somente se juntar a delegação Nathalia Almeida e Gabrielle Roncatto, que alcançarão solo japonês na próxima terça-feira, dia 20. O nadador da prova de 200m borboleta Leonardo de Deus, que já está na Vila, explicou a importância de Sagamihara.


“Desde 2018, tanto o Time Brasil, quanto a CBDA, vêm fazendo com que a gente já estivesse adaptado aqui ao centro de Sagamihara. Claro que está diferente, mas a gente está preparado para lidar com isso para nadar bem e rápido em Tóquio”, contou o atleta.