Olimpíadas: Seleção feminina de futebol abre jogos para o Brasil com goleada na China

Olimpíadas: Seleção feminina de futebol abre jogos para o Brasil com goleada na China

​Com dois gols de Marta a seleção feminina de futebol venceu as chinesas por 5x0
|

51326227649 c723bdc543 k

Foto: Sam Robles/CBF


A seleção brasileira feminina de futebol abriu a participação do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio com uma vitória diante da China por 5x0. Em duelo pelo Grupo F, em Miyagi Marta (2), Debinha, Andressa Alves e Bia Zaneratto marcaram os gols brasileiros. No sábado o Brasil volta a campo contra a Holanda, no mesmo estádio, às 8h.


Marta foi o nome do jogo ao lado de Debinha e Andressa Alves. A camisa 10 marcou dois gols e chegou aos 12 em Olimpíadas, agora é a segunda maior goleadora dos jogos, só atrás da também brasileira Cristiane, com 14 gols. Essa foi a quinta Olimpíadas que a jogadora marcou gol, ela já conquistou uma prata.


A camisa 8, Formiga, começou entre as titulares e marcou a sua 7ª participação em Olimpíadas. A jogadora, aos 43 anos, se tornou a jogadora mais velha a jogar pelo Brasil nas Olímpiadas, participou de todas as edições dos jogos Olímpicos e também de 7 Copas do Mundo. Desde 1896 no jogos, apenas 31 atletas competiram em sete ou mais Olimpíadas. A Formiga é a única que alcançou em um esporte coletivo.


51326226649 daa6bbf378 k

Fotos: Sam Robles/CBF


Na primeira etapa o Brasil já começou o jogo marcando alto, roubando a bola na frente e ficando mais com a bola. A China foi ficando encurralada em campo e o time brasileiro foi criando chances de gol. Não demorou muito e o Brasil abriu o placar com a Marta. Aos 8 minutos, Bia Zaneratto roubou a bola no ataque e cruzou na segunda trave, onde Debinha apareceu para acertar o travessão e no rebote a camisa 10 concluiu em gol abrindo o placar.


O time de Pia seguiu na frente, dominando o jogo e criando chances. O ataque com Duda, Marta, Debinha e Bia levava a melhor contra a defesa chinesa, que não conseguiu conter o ataque brasileiro que chegou ao segundo gol. Em chute de Bia, a goleira chinesa rebateu mal e Debinha apareceu em velocidade para conferir no rebote e ampliar o placar.


Depois da metade dos primeiros 45 minutos, o Brasil diminuiu o ritmo, até criou uma outra chance com a Erika, mas a China começou a aparecer mais no ataque e assustou em chute de Miao Siwen e obrigou boa defesa de Bárbara.


No segundo tempo o jogo já foi um pouco diferente, a China começou a encaixar mais jogadas ofensiva e a incomodar o Brasil, acertou duas bolas na trave além de exigir boas defesas de Bárbara.Se a defesa deu alguns espaços, o ataque seguiu produzindo. Primeiro Debinha acertou o travessão e depois Marta fez o terceiro. Em um corte mal feito da defesa chinesa, Marta aproveitou uma sobra e bateu para o gol, pegando a goleira fora de posição e deixando o placar ainda mais tranquilo para o Brasil.


No final a vitória virou goleada. Andressa Alves foi derrubada na área por Wang Xiaoxue e foi assinalado penalti. Marta não bateu o pênalti, foi Andressa Alves que garantiu o 4º gol brasileiro. No final. Debinha recebeu pela esquerda e cruzou para Bia Zaneratto fechar a goleada marcando o 5º gol.