Prefeito de BH informa reunião com clubes para debater volta de público aos estádios

Prefeito de BH informa reunião com clubes para debater volta de público aos estádios

Alexandre Kalil informa preparo de protocolo para retorno de torcedores ao Mineirão
|

O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, terá uma reunião com os clubes da capital, América-MG; Atlético-MG e Cruzeiro na próxima terça (27), para tratar da volta do público aos jogos de futebol em Belo Horizonte, durante a pandemia da Covid-19. O retorno será gradual, com venda de ingressos reduzida. Ainda não há previsão de quando isso será possível.


Mineiru00e3o

Foto: Rafael Farias


Em entrevista à Radio Super Notícia, nesta quinta, o chefe do poder municipal disse que já está na hora de os torcedores retornarem às praças esportivas na cidade, mas com juízo, citando o fator lazer como beneficiado. Ele cita a elaboração de um protocolo para tal medida.


“Está se preparando um protocolo. Eu acho que está na hora de voltar aos poucos, faz falta para muita gente, é uma diversão. Tudo vai ter hora de fazer. Terça devemos nos reunir, ao menos é isso que está programado, não sei se é isso que vai se concretizar. Estão com as portas abertas, horário pré-marcado, e vamos, dentro do protocolo, viabilizar a volta dos jogos em Belo Horizonte”, disse Kalil.


Por enquanto, a CBF prevê a liberação para os torcedores em suas competições, Brasileiro e Copa do Brasil, apenas no fim de agosto, quando acontecerá a fase de quartas de final da competição de mata-mata.


A Federação Mineira de Futebol, já elaborou o protocolo de retorno do torcedor, com diversas restrições e mediante autorização da prefeitura de cada praça. O documento vale para competições profissionais elaboradas pela FMF, como Campeonato Mineiro.


Por outro lado, a Conmebol emitiu aprovação para que os jogos da Libertadores e Copa Sul-Americana possam ter presença de público. Claro, a depender do sinal verde do poder público de cada cidade que recebe o evento. O Atlético-MG eliminou o Boca Juniors nas oitavas de final da Libertadores, no Mineirão vazio. Entretanto, o Flamengo venceu o Defensa y Justicia em jogo transferido ao Mané Garrincha, que tem autorização de abrir 25% da capacidade ao torcedor.


Protocolo da FMF:


  • Não será permitida presença de menores de 18 anos e gestantes
  • Autorização expressa da prefeitura municipal
  • Situação epidemiológica favorável
  • Impedimento de público em cidades na "onda vermelha"
  • Autorização de público em cidades nas ondas "amarela" ou "verde"
  • Impedimento de venda de bebida alcoólica
  • Até 600 pessoas ou até 50% do estádio em cidades da onda amarela
  • Sem limitação de público em estádios na onda verde e distanciamento de 1,5m
  • Apresentação de cartão de vacinação de completa imunização ou resultado de exame PCR negativo para praças na onda verde